0

Educação -> A Idade Certa Para a Alfabetização

A inclusão da expressão no nome do Pacto Nacional pela Alfabetização criou a maior polêmica em torno do programa



Quando o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi aprovado pelo Senado Federal no fim de fevereiro, através da medida provisória 586/2012, congressistas se dividiram em apoio e crítica ao programa. Uma das principais críticas, sustentada pelo senador Álvaro Dias (PSDB/PR), foi a idade considerada como 'certa' pelo Pnaic. Dias criou uma emenda para tentar baixar de 8 para 6 anos a meta de alfabetização, mas o texto ainda não foi aprovado. Segundo ele, seria confortável para o governo assumir uma meta como essa e, ao mesmo tempo, injusto com as crianças, levando em consideração que, em países desenvolvidos e mesmo no Brasil, em famílias de classe média em que os filhos estudam em escolas particulares, a idade de alfabetização é de 6 anos ou menos.

Leia mais:

Na ocasião, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) defendeu a idade de 8 anos, explicando, como o ministro da Educação Aloísio Mercadante já fez em outras ocasiões, que o Pacto previa a formação de palavras e frases aos 6 anos, mas estendia até os 8 o desenvolvimento da competência de leitura e formulação de textos inteiros.

Comentário da Autora: 8 ou 6? Definitivamente, eu prefiro 8. O que será das crianças com dislexia? Que aprendem mais devagar e não memorizam direito as coisas. O senador Álvaro deveria deveria pensar mais nisso, não acha?

Para ver a fonte, clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Back to Top