0

Mundo -> Serra Pelada (2° bimestre)

Garimpo na Serra Pelada


Serra Pelada é a ultima grande jazida de ouro encontrada no Brasil e é uma serra brasileira que foi encontrada no Pará. É uma serra que se tornou muito conhecida durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido o maior local de garimpo a céu aberto do mundo, de qual foram extraídas mais de 25 toneladas de ouro. Fica localizada no município de Curianópolis ao sul do estado do Pará a aproximadamente 25 quilômetros de distancia da sede do municipio.

A serra abrange uma área de aproximadamente 5 mil hectares.


Em 1892, devido a grande fama do local, foi gravado o filme Os Trapalhões na Serra Pelada, que foi estrelada pela trupe Os Trapalhões.

Atualmente, a antiga cava onde se situava o garimpo é um lago com 100 metros de profundidade. Estima-se que existam no local cerca de 350 toneladas de metais preciosos, entre ouro, platina e paládio.
Devido à recente valorização do ouro no mercado internacional após a crise econômica de 2008-2012, muitos garimpos até então desativados, passaram a ser reabertos. Em 2011, a empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc. se associou à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), formando a joint venture Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), que irá explorar de forma mecanizada o ouro de Serra Pelada a partir de 2013.


A história de Serra Pelada começou em 1976, quando um geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral encontrou amostras de ferro no sul do Pará. Em 1979, um garimpeiro encontrou ouro no local. O ministro de Minas e Energia, Shigeaki Ueki, fez o anúncio oficial da existência do metal em Carajás. A partir de 1980 muitos migrantes se deslocaram para o Pará e ocuparam o garimpo, que pertencia à fazenda Três Barras.

A sequência sedimentar é composta, na sua porção basal, por arenitos conglomeráticos, conglomerados e arenitos na base, os quais gradam em direção ao topo para siltitos vermelhos e argilitos.



Uma característica peculiar do ouro de Serra Pelada é a quantidade de paládio – um elemento do grupo da Platina - que ocorre junto com o ouro e que determinava as variedades comercializadas no garimpo.


A produção aurífera em Serra Pelada decresceu e, em 1992, ocorreu a paralisação da extração de ouro na região. A grande cratera aberta para a retirada do ouro transformou-se num enorme lago. A Companhia Vale do Rio Doce recebeu uma indenização de 59 milhões do Governo Federal, pois tinha direitos sobre as jazidas de ouro, que foram invadidas por milhares de garimpeiros.


Comentário da Autora: Um lindo lugar com uma grande história. Um grande lago com muita riqueza. Perfeito para descançar, depois de tanto trabalho do garimpiros que não ganhavam muito pela extração de minérios, já que eles não faziam isso por conta própia, já que a fazenda não era deles e eles eram empregados.


Para ver a fonte, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Back to Top